Me gritaram negra

A identidade negra envolve história de preconceitos e vitórias

    O poema ME GRITARAM NEGRA, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, é um exemplo de como a arte e a poesia podem mudar a visão de mundo de todos aqueles que estão engajados nessa causa. 

O vídeo é um depoimento às pessoas que lutam por essas causas sociais, pela liberdade e valorização da dignidade humana.

 


Me gritaram negra, poema de Victoria Santa Cruz

Tinha sete anos apenas,
apenas sete anos,

Que sete anos!
Não chegava nem a cinco!
De repente umas vozes na rua
me gritaram Negra!
Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra!
“Por acaso sou negra?” – me disse
SIM!
“Que coisa é ser negra?”
Negra!
E eu não sabia a triste verdade que aquilo escondia.
Negra!
E me senti negra,
Negra!
Como eles diziam
Negra!
E retrocedi
Negra!
Como eles queriam
Negra!
E odiei meus cabelos e meus lábios grossos
e mirei apenada minha carne tostada
E retrocedi
Negra!
E retrocedi . . .
Negra! Negra! Negra! Negra!
Negra! Negra! Neeegra!
Negra! Negra! Negra! Negra!
Negra! Negra! Negra! Negra!
E passava o tempo,
e sempre amargurada
Continuava levando nas minhas costas
minha pesada carga
E como pesava!…
Alisei o cabelo,
Passei pó na cara,
e entre minhas entranhas sempre ressoava a mesma palavra
Negra! Negra! Negra! Negra!
Negra! Negra! Neeegra!
Até que um dia que retrocedia , retrocedia e que ia cair
Negra! Negra! Negra! Negra!
Negra! Negra! Negra! Negra!
Negra! Negra! Negra! Negra!
Negra! Negra! Negra!
E daí?
E daí?
Negra!
Sim
Negra!
Sou
Negra!
Negra
Negra!
Negra sou
Negra!
Sim
Negra!
Sou
Negra!
Negra
Negra!
Negra sou
De hoje em diante não quero
alisar meu cabelo
Não quero
E vou rir daqueles,
que por evitar – segundo eles –
que por evitar-nos algum disabor
Chamam aos negros de gente de cor
E de que cor!
NEGRA
E como soa lindo!
NEGRO
E que ritmo tem!
Negro Negro Negro Negro
Negro Negro Negro Negro
Negro Negro Negro Negro
Negro Negro Negro
Afinal
Afinal compreendi
AFINAL
Já não retrocedo
AFINAL
E avanço segura
AFINAL
Avanço e espero
AFINAL
E bendigo aos céus porque quis Deus
que negro azeviche fosse minha cor
E já compreendi
AFINAL
Já tenho a chave!
NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO
NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO
NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO
NEGRO NEGRO
Negra sou!


As atividades foram realizadas de forma interdisciplinar, com a participação 
de toda a equipe de professores do bloco.

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”
Michael Jordan



Equipe de professores: Geografia: Leonardo, História: Adilson; Ciências: Gabriella; Geometria: Fernanda; Álgebra: Tatiana; Ed. Física: Gilce; Inglês: Nathalia; Português: Guilherme; Literatura: Alessandra; Arte: Ricardo

 

 

 

 

Comentários

  1. Que lindo texto. É muito triste essa discriminação, mas é isso aí tem que lutar pelos direitos, somos todos iguais, nao importa cor, religião,...

    ResponderExcluir
  2. Poema excelente, retrata, em muito, a realidade de muitos.

    ResponderExcluir
  3. As chibatas de nossos antepassados ainda doem em nosso lombo, mas insistimos em ignorar essa dor. Consciência Negra é TODOS OS DIAS.

    ResponderExcluir
  4. A arte para entreter, informar e formar!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. A trilha sonora é linda! O texto é poesia e arte, até na estética. Parabéns alunos e Alessandra

    ResponderExcluir
  6. Tenho esperança que um dia teremos uma sociedade justa e sem qualquer tipo de preconceito, um mundo em que todos se olhem de forma igual. Parabéns, Alessandra! Parabéns a equipe do Geteco por este trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lu. Sua opinião é muito importante, pois admiro muito o seu trabalho na educação e sei a grandeza de seu potencial.

      Excluir
  7. Anônimo11/18/2020

    Fiquei impactada! Parabéns pelo trabalho, profa. Alessandra e alunos!

    ResponderExcluir
  8. Trabalho importantíssimo e que deve ser feito todos os dias do ano!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Alessandra, pelo engajamento na importantíssima luta antirracista!

    ResponderExcluir
  10. Deus seja louvado nesse importante trabalho de ensinar os alunos a importância de se respeitar uns aos outros , caráter não depende da cor da pele , parabéns a todos por esse lindo trabalho , Jesus os Abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Deus seja louvado nesse importante trabalho de ensinar os alunos a importância de se respeitar uns aos outros , caráter não depende da cor da pele , parabéns a todos por esse lindo trabalho , Jesus os Abençoe
    Tatiane Ângela

    ResponderExcluir
  12. Nossa amei o vídeo, eu espero que o racismo acabe para sempre, porque todos nós somos iguais e ninguém é melhor do que ninguém, e todas as cores e pele, todos os tipos de cor de olhos, todo tipo de nariz, todo tipo de cabelo, todos os tipos disso tudo são lindos não tem nenhum feio ou mais bonito do que o outro não todos são lindos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11/22/2020

    como e triste saber no mundo onde vivemos uma pessoa e jugada pela sua cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o texto,pena que nem todos sabem respeita.

      Excluir
  14. Lindo esse trabalho,muito emocionante 👏👏

    ResponderExcluir
  15. Amei de coração ❤️, esses textos estão ótimos

    ResponderExcluir
  16. Lindo , achei emocionante

    ResponderExcluir
  17. Bonito e triste essa história

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11/23/2020

    Que poema lindooo 👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Poema bastante interessante,bomito e legal.

    ResponderExcluir
  20. Que poema interessante,bonito e legal.

    ResponderExcluir
  21. Que poema bonito,inspirador e legal.

    ResponderExcluir
  22. Kauã Rener11/23/2020

    Achei interesante o poema,pois representa o orgulho de ser negro,de tee os cabelos crespos e a importancia da luta antiracista. ��������

    ResponderExcluir
  23. Anônimo11/24/2020

    Que lindo poema

    ResponderExcluir

Postar um comentário